Construção a Seco

Na Construção a Seco, ao contrário da construção úmida, temos apenas uma etapa que chamamos de suja pois é a etapa de fundação e radier, após esta etapa a utilização de água para formação do material é dispensada, os materiais utilizados no canteiro de obras na etapa seguinte são:

a) Perfis metálicos, que são fixados na base de ancoragem. Armando todo o esqueleto estrutural da edificação.

b) Fita de Isolamento, é  aplicado entre o piso e a guia metálica em light steel frame (LSF).

c) Guia que pode ser de 70, 90, 140, mm, e/ou mais especifico dependendo do projeto.

d) Montantes que pode ser de 70, 90, 140, mm e/ou mais especifico dependendo do projeto.

e) Placas Cimentícias para as vedações.

f) Tratamentos de juntas.

g) Tratamento superficial.

h) Lã Mineral para tratamento acústico e térmico.

i) Chapa de Drywall.

j) Tratamento de juntas.

l) Serviço de acabamento e/ou pintura.


A Construção à Seco consiste basicamente na montagem e na instalação de estruturas previamente fabricadas em ambiente industrial.

As estruturas usadas na construção a seco podem ser, por exemplo, paredes constituídas de perfil metálicos, placas de gesso, estruturas pré-moldadas em concreto ou aço, e outros.


Sustentabilidade

A construção a seco é mais sustentável porque reduz o consumo de água e produz menos resíduos. Os materiais utilizados também podem ser reciclados facilmente. Além disso, a construção a seco contribui para a eficiência energética do imóvel porque faz com que ele se mantenha naturalmente mais fresco no verão e mais quente no inverno.

Construção mais rápida

A construção a seco pode reduzir o tempo de construção em até 70% porque elimina as etapas de aplicação e secagem dos materiais tradicionais. O ganho de tempo gera economia e maior rentabilidade nos projetos.

Segurança

Os materiais adequados permitem o atendimento às normas e aos padrões de segurança, além de apresentarem resistência pela utilização de alta tecnologia no processo de fabricação.

Mais praticidade nas manutenções

Quando for necessária alguma manutenção, a área afetada pode ser substituída de maneira simples e prática, sem a necessidade de quebrar paredes. Tubulações, encanamentos e instalações elétricas podem ser acessados e reparados com mais facilidade.

Revestimentos

Pode ser utilizado qualquer tipo de revestimentos.

Cargas

Deve ser previsto em projeto as especificações para cargas nas paredes ou divisórias.

Nós trabalhamos com as seguintes técnicas de construção a seco!

– Placas Masterboard

Os Painéis Masterboard da Brasilit são a escolha ideal para a construção de lajes secas e mezaninos.
Constituído por três camadas, esse painel é fabricado por meio de um processo de colagem e prensagem de alta tecnologia.
Recebe, ainda, um tratamento adicional na borda, que confere mais resistência
e durabilidade.
As duas faces externas são feitas com Placas Cimentícias da Brasilit, que utilizam o CRFS (Cimento Reforçado com Fios Sintéticos) em substituição ao amianto.
O miolo é fabricado em madeira, proveniente de uma produção ecoeficiente.

 

Masterboard 23 mm

Painel mais leve do que os tradicionais no mercado. Atende à maioria das aplicações com qualidade e economia. Muito utilizado em mezaninos. Adequado também para fechamentos verticais internos.

Masterboard 40 mm

Específico para situações e áreas de maior exigência de carga. Sua composição garante excelente desempenho e durabilidade.

Masterboard 2,50 m. Na medida da sua necessidade.

Você também encontra os Painéis Masterboard de 40 mm na medida padrão de 1,20 x 2,50 m, utilizada em larga escala na construção de ambientes que exigem alta resistência às cargas elevadas.

– Painéis de Gesso Cartonado

Conhecidas por drywall, as placas de gesso são montadas sobre uma estrutura de aço, cobertas de papel cartonado, que podem ter diferentes espessuras, dependendo da aplicação. As paredes normalmente são compostas de duas placas de gesso, que garantem bom isolamento térmico e acústico.

O isolamento pode ser ainda mais eficiente, com o uso de enchimento de lã mineral, apresentando função de vedação e de acabamento. No drywall, a aplicação não apresenta função estrutural.

– Steel frame

Perfis de aço galvanizado são conformados a frio e montados para serem usados como esqueleto estrutural do imóvel. As estruturas são montadas sobre uma fundação utilizando chumbadores.

Como a estrutura em aço é mais leve que em alvenaria, a fundação também é simplificada. O acabamento pode ser feito com diversos materiais, como drywall ou forros de madeira.