Na Construção a Seco, ao contrário da construção úmida, temos apenas uma etapa que chamamos de suja pois é a etapa de fundação e radier, após esta etapa a utilização de água para formação do material é dispensada, os materiais utilizados no canteiro de obras na etapa seguinte são:
a) Perfis metálicos, que são fixados na base de ancoragem. Armando todo o esqueleto estrutural da edificação.
b) Fita de Isolamento, é aplicado entre o piso e a guia metálica em light steel frame (LSF).
c) Guia que pode ser de 70, 90, 140, mm, e/ou mais especifico dependendo do projeto.
d) Montantes que pode ser de 70, 90, 140, mm e/ou mais especifico dependendo do projeto.
e) Placas Cimentícias para as vedações.
f) Tratamentos de juntas.
g) Tratamento superficial.
h) Lã Mineral para tratamento acústico e térmico.
i) Chapa de Drywall.
j) Tratamento de juntas.
l) Serviço de acabamento e/ou pintura.
A Construção à Seco consiste basicamente na montagem e na instalação de estruturas previamente fabricadas em ambiente industrial.
As estruturas usadas na construção a seco podem ser, por exemplo, paredes constituídas de perfil metálicos, placas de gesso, estruturas pré-moldadas em concreto ou aço, e outros.
Sustentabilidade
A construção a seco é mais sustentável porque reduz o consumo de água e produz menos resíduos. Os materiais utilizados também podem ser reciclados facilmente. Além disso, a construção a seco contribui para a eficiência energética do imóvel porque faz com que ele se mantenha naturalmente mais fresco no verão e mais quente no inverno.
Construção mais rápida
A construção a seco pode reduzir o tempo de construção em até 70% porque elimina as etapas de aplicação e secagem dos materiais tradicionais. O ganho de tempo gera economia e maior rentabilidade nos projetos.
Segurança
Os materiais adequados permitem o atendimento às normas e aos padrões de segurança, além de apresentarem resistência pela utilização de alta tecnologia no processo de fabricação.
Mais praticidade nas manutenções
Quando for necessária alguma manutenção, a área afetada pode ser substituída de maneira simples e prática, sem a necessidade de quebrar paredes. Tubulações, encanamentos e instalações elétricas podem ser acessados e reparados com mais facilidade.
Revestimentos
Pode ser utilizado qualquer tipo de revestimentos.
Cargas
Deve ser previsto em projeto as especificações para cargas nas paredes ou divisórias.